O MODO COMO OS EDUCADORES INTERPRETAM
OS CONCEITOS IRÁ INFLUENCIAR SUAS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO
Atualmente vive-se numa sociedade em
que a educação está pautada em conceitos e teorias e muitas vezes é difícil fugir desses
referenciais que dão inícios as ideias e ações educacionais.
Os conceitos servem de parâmetros para
a introdução de determinados assuntos relacionados ao planejamento diário do
professor que vai buscar a partir da
teoria subsídios necessário para argumentar sua pratica em salas de aulas. É
necessário que os conceitos sejam analisados, estudados e discutidos em
diferentes aspectos sob o ponto de vista de vários autores para que se possa
considerar ideal na inclusão de sua pratica pedagógica.
Acredita-se que aquele professor
preocupado realmente com o que ensinar busca em determinados exemplos novas
formas de intervenção, seja, através de exemplos de outros educadores ou de
conceitos bibliográficos para que possa passar o conteúdo de forma prazerosa e
produtiva e ainda possa socializar sua pratica com demais colegas educadores da
escola, comunidade ou região de atuação.
Paulo Freire nos desafia a buscar o
diferente, o novo, a ampliar o conhecimento através da bagagem de informações
que os educandos trazem de casa, de sua realidade. Não se pode desperdiçar esse
precioso conhecimento baseando-se apenas nos conceitos bibliográficos, mas
aproveitar a contribuição e o conhecimento que carregam diariamente para a o
sucesso da aprendizagem.
Acredita-se que o educador não pode
ignorar os conceitos formados quando vai planejar suas aulas, mas também não se
pode apropriar definitivamente desses conceitos sem modificá-los, e recheá-los
com novas argumentações para sua prática de intervenção, pois a cada turma,
idade, regionalização, depende do tipo de prática que o educador irá aplicar
para que se tenha êxito na aprendizagem, por que o aluno é o centro da
aprendizagem.
Professora Marilei Lurdes Giacomini
Siqueira
Graduada em História e Pedagogia e Pós
Graduada em História e Geografia