segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO




O MODO COMO OS EDUCADORES INTERPRETAM OS CONCEITOS IRÁ INFLUENCIAR SUAS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO
 



Atualmente vive-se numa sociedade em que a educação está pautada em conceitos e teorias e  muitas vezes é difícil fugir desses referenciais que dão inícios as ideias e ações educacionais.
Os conceitos servem de parâmetros para a introdução de determinados assuntos relacionados ao planejamento diário do professor que vai buscar a partir  da teoria subsídios necessário para argumentar sua pratica em salas de aulas. É necessário que os conceitos sejam analisados, estudados e discutidos em diferentes aspectos sob o ponto de vista de vários autores para que se possa considerar ideal na inclusão de sua pratica pedagógica.
Acredita-se que aquele professor preocupado realmente com o que ensinar busca em determinados exemplos novas formas de intervenção, seja, através de exemplos de outros educadores ou de conceitos bibliográficos para que possa passar o conteúdo de forma prazerosa e produtiva e ainda possa socializar sua pratica com demais colegas educadores da escola, comunidade ou região de atuação.
Paulo Freire nos desafia a buscar o diferente, o novo, a ampliar o conhecimento através da bagagem de informações que os educandos trazem de casa, de sua realidade. Não se pode desperdiçar esse precioso conhecimento baseando-se apenas nos conceitos bibliográficos, mas aproveitar a contribuição e o conhecimento que carregam diariamente para a o sucesso da aprendizagem.
Acredita-se que o educador não pode ignorar os conceitos formados quando vai planejar suas aulas, mas também não se pode apropriar definitivamente desses conceitos sem modificá-los, e recheá-los com novas argumentações para sua prática de intervenção, pois a cada turma, idade, regionalização, depende do tipo de prática que o educador irá aplicar para que se tenha êxito na aprendizagem, por que o aluno é o centro da aprendizagem.

Professora Marilei Lurdes Giacomini Siqueira
Graduada em História e Pedagogia e Pós Graduada em História e Geografia