sexta-feira, 1 de junho de 2012

Reportagem de Sebastião Froes a Revista Mensageiro


INCLUSÃO MISSÃO DE TODOS!
Os portadores de necessidades especiais são uma benção para a nossa sociedade, eles nos ensinam a sermos mais humanos e solidários.
                                      
     A humanidade tem uma historia triste, cruel e discriminante quando olhamos pelo ângulo da inclusão. Na antiguidade quem nascia com algum tipo de deficiencia era considerado almaldiçoado ou alguém punido, castigado por Deus por ter cometido algum pecado. As pessoas portadoras de necessidades especiais eram excluidas do convívio social e familiar, por serem consideradas amaldiçoadas. Entre os indios, quem nascesse com alguma necessidade especial era jogado ainda bebe no rio e morto, pois não podiam ter na tribo e nas aldeias alguem portador de necessidades especiais, porque este era conciderado um maldito pelos deuses. Quando Jesus Cristo veio ao mundo para fazer a vontade do Pai, ele ensinou que jamais devemos excluir alguem, mas amar a todos e traze-los ao convivio familiar e social, como veremos nos exemplos citados a seguir.
     Cristo quebrou os costumes e as tradições de sua epoca, ajudando as pessoas excluidas da convivência social, mesmo sendo criticado e julgado pelos que não aceitavam a inclusão. Os exemplos deixados por Cristo e sua lição de vida nos ensinam a trabalhar a inclusão a apartir da nossa realidade, rompendo com os velhos valores, com os tradicionais costumes e repensando nossa prática cristã, criando uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham o direito a vida e a felicidade.
     Cristo caminhou com pessoas, ouviu as suas ansiedade e necessidades, acolheu aos necessitados e amparou os desamparados. Ele, como o mestre da inclusão, nos chama este mesmo desafio nos dias de hoje. Na época por causa da discriminação, Jesus criava o Evangelho de Reino de Deus, e sua maneira de ajudar as pessoas com necessidade especiais era curando os doentes e enfermos por onde passava (Mt 4.23). Com isso, sua fama aumentava e cada novo dia, e o povo vinha ao seu encontro na esperança de ser curado (Mt 4.24). E hoje qual seria a melhor maneira de incluir as pessoas portadoras  de necessidades especiais?
     Cristo enfatizou o nosso dever de amar o proximo indistintivamente (Mt 5.43-48, Lc 6.32-36). Le diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, pois Deus ama a todos sem distinção e deseja a salvação de todas, pois isso ressalta:”sede nós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celeste” (Mt 5.48).
    Nem todos os milagres de Jesus foram registrados, diz o evangelista João. Porém, alguns foram registrados para que todos saibam que Jesus é o Filho de Deus e creiam nele (Jo 20.30,31). Por onde passava ele promovia a inclusão, dizendo: “vinde a mim todos [...] porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28,30). Também curava aos sábados que era considerado o dia sagrado, onde nada podia ser realizado (Lc14.1-6).
     Na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37), Jesus mostra como deve ser a nossa atitude diante das pessoas com necessidades, Sejam elas quais forem. Cristo quer ressaltar que o mais importante é o ser humano, e não importando como este esteja. Todos são amados por Deus para viver a vida plena.
     Somos chamados a remover barreiras que excluem as pessoas portadoras de necessidades especiais  em nossa sociedade. “Os grupos sociais devereiam estar embebecidos da consciencia de sua condição de membros de uma grande familia, como filhos do único e mesmo Pai celeste, e sentir-se como um corpo em Cristo “ (Joseph Hoffner). Por isso , a inclusão é um compromisso de todos. A inclusão é para todos!
     Dizer que as pessoas com necessidades especiais não querem ser incluídas é uma grande inverdade. Só precisam ser convidadas, treinadas e preparadas para essa tarefa. Elas querem ter oportunidade de servir, pois condições, elas tem, de serem valorizadas pelo que sabem e podem fazer. São pessoas aptas e com dons especiais para o trabalho familiar e social. O que acontece é um preconceito com relação a estas pessoas, e desprezam-se todas as habilidades e capacidades nelas existêntes.
     Precisamos perceber que as pessoas com necessidades especiais são uma verdadeira benção para a nossa sociedade, nos ensinam a sermos mais humanos, solidários, fraternos e espontâneos no desempenho de sua tarefa aqui neste mundo, tanto pela oportunidade de servir como deles mesmos serem nelas servidores. Por isso, ressalto que a inclusão é MISSÃO DE TODOS!
SEBASTIÃO SANTOS PRESTES FROES
Integrador de Ed. Especiais e Diversidade
31a SDR/GERED de Itapiranga, SC
Eescritor e pastor licenciado de IELB
Reside em Iporã do Oeste, SC
www.sebastiãofroes.blogspot.com